Home Tutoriais Lojinha Depoimentos de Clientes Contato

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Organizando a casa

Olá, tudo bem com vocês?

Hoje vim falar de um assunto diferente.
Quem me conhece pessoalmente sabe que sou uma pessoa desorganizada. Já melhorei muito (em vista da minha adolescência, rs), mas ainda tenho muito o que melhorar.
(imagem da net)

Não costumo fazer aquelas metas de começo de ano, porque na maioria das vezes não são cumpridas não é mesmo?
Mas ainda assim decidi que quero uma casa mais bonita e organizada.
Não que esteja tudo fora do lugar em minha casa, mas tem algumas coisas que me incomodam a algum tempo e quero ir organizando aqueles cantos que ficam esquecidos e vão acumulando bagunça.

E para me ajudar, ingressei num grupo que ajuda pessoas a serem mais organizadas. Algums já conhecem, mas para quem não conhece, é o sistema FLY Lady. Também tem o grupo brasileiro, com mais informações aqui. 

Uma das coisas que gosto nesse sistema é que não é nada radical, e começa com pequenos passos para que seja realmente possível se organizar e manter-se assim.
Como a idealizadora do sistema diz
 "sua casa não ficou desorganizada em um só dia, portanto não queira organizá-la em um só dia"
E é bem nisso que eu ou pessoas desorganizadas como eu erram. Um dia bate aquela vontade de organizar tudo de uma vez só e acabamos desanimando. Então paciência que com o tempo minha casa vai estar ótima.

O primeiro passo no sistema é "deixar a pia brilhando". Isso não significa apenas lavar e secar a louça, mas sim fazer uma bela limpeza, em todos os cantinhos. Depois manter a pia assim vai ser mais fácil.
E o motivo de ser o primeiro passo, é por ser uma coisa simples, que todos podem fazer e no final te dá uma satisfação imensa e aquela dó de deixar louça acumular na pia.

Parece simples, mas ajuda muito. É um incentivo para deixar o resto da casa do mesmo jeito.


Eu já cumpri meu primeiro passo e espero incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Com o tempo, você vai eliminando tudo aquilo que não faz falta, deixando a vida mais simples e organizada.


Bom gente, é isso. E aí, alguém se animou para embarcar comigo nessa jornada?

Bjokas e ótima semana!!

36 comentários:

  1. Parabéns Filha,nunca é tarde para pequenas mudanças,kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Organizar e deixar nossos cantinhos mais bonitos, limpos e melhores é preciso! Nem sempre estamos com "saco",rs É o meu caso atualmente,rs...bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula!
    É minha eterna luta não tanto com a casa, mas quando dava aula com as papeladas dos alunos e agora com linhas e tecidos. Minhas filha seguem este site e a caçula deixou a pia brilhando e me falou. Fiz o mesmo, mas queria ser organizada sempre ao fazer as refeições e isto ainda não consegui. E olha que não sou jovenzinha, mas não desisto!

    ResponderExcluir
  4. Olá Paula,
    A pia ficou ótima, de verdade que dá peninha bagunçar, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, amiga!
    Amei a publicação. Sem organização, eu não consigo fazer nada! Ás vezes acho que sou até exagerada demais rs rs rs...
    Amei as pecinhas de Natal também. Estão lindas!
    Obrigada pela visita e ótima semana!
    Bjs.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. PAULA... o Fly é ótimo me ajudou muito...

    bjs
    Val

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula ficou ótimo hein, pena que temos que usar e suja tudo denovo né kkkkkkkkkk, é isso ai amiga tá de parabéns , não desanime continue eu gosto de organização tento fazer o meu melhor kkkkkkkkkkkkk bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Preciso urgentemente me organizar mais e melhor. Vou conhecer esse sistema, fiquei bem interessada. E juro que vou arrumar minha pia...
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie !!!

    Paula minha querida, gente muito organizada também sofre... haha Eu sempre fui muito organizada e sou até hoje, mas com 3 filhos, sendo um par de gêmeos a gente precisa aprender a não dar importância para organização. Mas, ainda sim, minha casa é organizada e eu amei seu post e fé que serás a pessoa mais organizada do mundo... hihi ou pelo menos, da sua casa ! Beijooo

    ResponderExcluir
  10. OI Paula! Fiquei bem tentada a conhecer o programa, bem que estou precisando de umas dicas de organização pois as vezes tenho a impressão que passo o dia tentando organizar a casa e não consigo. Beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá Paula!
    Obrigada pela visita e comentário lá no bloguito!
    Parabéns pela iniciativa quanto a organização, o mais importante, creio que vc têm, é a força de vontade, e que já deu um belo resultado!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Olá paula vim retribuir sua visita e fiquei muito feliz que gostou do meu cantinho. Também vou passear pelo seu blog vi que tem muita coisa interessante . Ah ! e quanto ao botão de seguir me desculpe é que como sou novata nesse mundo de blogueiras ainda não sei de muitas coisas. mas quem sabe você pode me ajudar , é o seguinte quando tento colocar aquela barra de seguir me aparece uma mensagem dizendo que não há conexão . Por isso não consegui se puder me ajudar agradeço bjs e até !

    ResponderExcluir
  13. Paula, querida

    Adorei o post e também gosto muito de organização.

    A pia limpa é o espelho da cozinha, assim como a cama arrumada é do quarto, né?

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  14. Oi Paula, mãos de fada!! Isso sim é paciência, muitas coisas lindas.

    ResponderExcluir
  15. Paula,
    Bom dia!! A organização da casa requer paciência, tempo, e muita vontade de ver tudo limpinho...rss...você está se saindo muito bem...rsss
    Gostei muito do seu blog. Agradeço pela visita e por se tornar seguidora do meu cantinho. Sempre que eu tiver um tempinho, estarei aqui tá?

    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  16. Oi Paula =)
    Ah eu sou exatamente assim, quero tentar organizar a casa tudo de uma só vez, em apenas um dia, quando não desanimo de vez acabo exausta e não consegui fazer nem a metade.
    As dicas parecem muito boas, vou visitar o link ^^
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  17. 0i Paula,
    eu sempre fui organizada, minha casa é muito organizada e eu gosto disso,
    sinto o maior prazer em ver tudo limpinho e organizado.
    Minha querida,
    obrigada pela visitinha carinhosa, me deixou muito feliz
    e mais feliz ainda por te ver na minha lista de seguidores.
    Te sigo também, continue me dando o prazer de aparecer.
    Beijocas
    Sarinha

    ResponderExcluir
  18. Oi Paula!
    Tudo muito limpinho e bonito.
    Também gosto muito de organização na casa,mas nem sempre fica do jeito que agente quer.
    Entao também vou fazendo aos poucos.
    E da certo sim.
    Muito boa a dica,gostei.

    Beijos

    Anja

    ResponderExcluir
  19. Oi Paula,

    Vim conhecer seu cantinho e agradecer sua visitinha. Adorei o bloge sua cozinha está linda e organizada! Parabéns!
    BJs no coração

    ResponderExcluir
  20. Olá Paula,
    Amei sua visita e agradeço o comentário carinhoso.
    Menina, estamos com pensamentos e metas sincronizados!! Estou preparando uma série de postagens justamente sobre esse assunto: organização. Que coisa!
    Sou muito parecida com você: minha casa não é bagunçada, mas não é do jeito que eu gostaria que fosse e já faz um tempinho que estou pesquisando vários sites sobre o tema. Imprimi muita coisa e não consegui colocar em prática. Finalmente encontrei um blog espetacular: vidaorganizada.com da Thais Godinho. Se você ainda não conhece, vai amar! E ela pratica e ensina o método Fly Lady e também a técnica Pomodoro, além de muitos outros ensinamentos super viáveis e eficientes. Estou numa fase de explorar o blog e me organizando mentalmente. Já coloquei muita coisa teórica em prática, como as listas e rotinas de organização, arrumação e limpeza. Minha casa é imensa, tem 16 cômodos e quase surtei ano passado. Não tenho empregada e nem quero ter, por N motivos,então é absolutamente vital que eu me organize e estou decidida a implantar isso em minha vida com a ajuda da Thais.
    Vai ser ótimo trocar ideias com você sobre o assunto e "fazer brilhar a pia" é uma das ideias estimuladoras do Fly Lady e concordo totalmente com o incrível resultado em termos psicológicos. Minha pia não "dorme" mais com um talher sequer sem lavar e nas minhas rotinas de limpeza já estabelecidas, o dia da faxina semanal na cozinha é a segunda-feira, dia em que literalmente limpo tudo detalhadamente. Já dividi a casa por zonas e já estabeleci rotinas para cada cômodo. Agora sei exatamente quando fazer e como fazer, sem estresse. Meu próximo passo é organizar os cardápios semanais, para acabar de vez com aquela velha história: que faço hoje para o almoço! E por aí vai.
    Espie o blog da Thais e depois me conte. Você vai se surpreender.
    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  21. Aqui a bagunça até que está meio organizada, mas preciso tomar vergonha na cara rs.
    Obrigada pela visita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi Paula,
    Menina, que legal! Você está gostando das dicas da Thaís? É um blog completo, perfeito.
    Segue meu e-mail, para a gente conversar melhor:
    gertze@ig.com.br
    Antes que eu esqueça: você tem um Buldog francês!! Eu amo Buldogs, mas nunca tive e gosto muuuuito do Buldog inglês também. Tenho cinco pets em casa, mas são todos SRD, rsrs, que recolhi das ruas.
    Beijo e uma linda quarta-feira na sua casa.
    Ju

    ResponderExcluir
  23. OLÁ! Paula não sei se vc lembra de mim pq faz muito tempo que não post ou comento em outros blogs, mas estou voltando aos poucos rs!
    sobre o post, eu tbm sou super desorganizada e amei a parte que vc fala que temos que fazer aos poucos pq a casa não ficou desorganizada apenas em um dia, e vou correndo conhecer esse sistema pq eu não o conhecia valeu pela dica
    bjussss!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá querida! Estou adorando as dicas de organização. Infelizmente sou um pouco (pra não dizer muito..rs) bagunceira...rsrsrs...
    Bom...já comecei e minha pia está limpa e em perfeita ordem!
    Que venha a próxima dica!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Eu me considero bem organizada, mas com marido, enteada e sogra (sim, isso mesmo!! rs) bagunceiros, larguei mão, senão enlouqueceria aqui.
    Agora, faço o básico, faço a minha parte... hahaha!
    Mas adorei a dica e quero acompanhar seus próximos passos aqui.
    Sucesso, viu!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  26. Paula gostei muito da tua dica.
    O primeiro passo posso pular pois minha pia está sempre brilhando.
    Quanto ao restante da casa está até que organizado não fosse ser somente eu de mulher em casa e um marido e um irmão encostado por aqui.
    Me considero organizada mas lendo os sites indicados vejo que tenhomuita coisa ainda para organizar.
    Vou ler com mais calma e tentar seguir as regras.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Oi Paula, mesmo sendo organizada, acho impossível manter a casa como gostaria, porque se fosse só a casa seria fácil, mas somos todas 1001 utilidades, fazemos de tudo!! Por isso não se cobre tanto, afinal a vida não é só limpeza e organização, temos que viver e bem. Minha casa sempre tem o que fazer e assim a sua e de todas as mulheres que conheço, Só quem tem duas empregadas em tempo integral é que conseguem, Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Paula passei pra desejar um feliz final de semana, gosto também de organização é menos trabalhoso , tudo limpinho e cheiroso e bão demais....beijinhos.

    ResponderExcluir
  29. Oi Paula passei pra desejar um feliz final de semana, gosto também de organização é menos trabalhoso , tudo limpinho e cheiroso e bão demais....beijinhos.

    ResponderExcluir
  30. Oi Paula passei pra desejar um feliz final de semana, gosto também de organização é menos trabalhoso , tudo limpinho e cheiroso e bão demais....beijinhos.

    ResponderExcluir
  31. Poxa nem fala.Tbm ando nessa de "desorganizada".Adoro uma casinha limpinha, coisas no lugar...Mas ultimamente a preguiça tomou conta.E concordo...tira apenas um dia pra organiza tudo fica cansativo.E mesmo que a pessoa esteja cheia de animo para tal um unico dia não dá pra dá conta.
    Boa atitude de fazer cada coisa por vez...E a pia ficou um brinco.Bjos

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde
    eu tive que ficar um pouco desorganizada o que é totalmente o oposto,
    pois eu estava neurotica, com qualquer coisinha fora do lugar , mas a organização
    é trivial na casa.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Eu procuro manter a casa arrumada, mesmo porque eu sou alergica e qualquer poeira me incomoda! E tbm tenho, por incrivel que pareca um marido super organizado. Entao, a casa esta sempre arrumada. Legal essa sua vontade de se organizar! Isso mesmo, comece aos poucos! Vc vai ver que vai valer a pena ter as coisas nos seus lugares, mas sem neurose! Obrigada pelo carinho la no Blog! Bjs

    ResponderExcluir
  34. Oi Paula,
    Você tem toda a razão, pia limpa é outra coisa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá Paula!
    Que legal essas dicas.
    Vou ler tudinho e tentar me organizar. Casa em obra, já viu. Depois quero seguir essas dicas, pois ministrando bem o tempo, se organizando, acho que vai ar certo.
    Só não pode ser neurótica, minha irmã adoeceu por isso.
    Grande beijo e excelente semana. Ah, parabéns pela pia!!!

    ResponderExcluir
  36. Olá Paula !!! Que prazer conhecer seu blog e um pouquinho de você!!! Li alguns posts e descobri algo que gostei muito: Você é bem detalhista ao escrever. Linda homenagem a tatuagem,linda história a da sua mãe, Áh e seu filhote,como é lindo!!! Bem, em matéria de organização,comigo acontece justamente o contrário: Luto diariamente para vencer o perfeccionismo que não raro resulta em ansiedade, tento ser mais relax e parar de tentar controlar tudo,pricipalmente uma casa com três gatos, um cachorro, uma criança, um adolescente e um marido kkkkk, Bjos,obigada por seguir, também estou ficando por aqui!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Seu comentário é muito importante para que eu sempre possa melhorar o blog.